ESCOLHA A FOTO

AUDITORIA E INFORMÁTICA

As novas ferramentas tecnológicas à disposição dos auditores foi o tema da palestra proferida pelo prof. Clóvis Madeira, mestre em auditoria, membro da Associação Nacional dos Executivos Financeiros e diretor da BDO Directa Auditores, que teve como público alunos de Ciências Contábeis, Sistemas de Informação e pós-graduandos em Auditoria e Controladoria

Falando sobre a evolução da auditoria no Brasil nos últimos anos, chamou a atenção para a utilização das TAAcs – Técnicas de Auditoria Assistidas por Computador –  destacando a IDEA e a AACL, que permitem economia de tempo e possibilitam a análise de um maior número de transações, ampliando a amostra.   Segundo Madeira, a introdução das TAACs exige habilidade e inteligência do auditor, e permite, ainda,  um rastreamento mais rápido em casos de suspeita de fraude contábil.

Na oportunidade foram feitas demonstrações do emprego dessas técnicas pelo prof. César de Alencar Leme de Almeida, da BDO,  que compôs a mesa juntamente com os professores Ione Dourado, coordenadora do Centro de Pós-graduação, Juarez Ferreira Coelho, coordenador de Ciências Contábeis e Eduardo Césere Basaglia, diretor das Faculdades “Campos Salles”.