ESCOLHA A FOTO

ALCA E INTERESSE NACIONAL

“As repercussões da ALCA sobre a economia brasileira” foi o tema da palestra proferida pelo prof. Luís Antonio Paulino, doutor em Ciências Econômicas, professor das Faculdades Integradas “Campos Salles” e pesquisador da Fundação SEADE. O evento, do qual participaram alunos de Economia, Comércio Exterior e 3ªs séries do Ensino Médio,  foi organizado pelo Grupo de Estudos da Conjuntura do curso de Ciências Econômicas.

Após um breve histórico sobre as negociações em torno da criação da Área de Livre Comércio das Américas, Paulino apresentou alguns números da ALCA e o descompasso entre as estratégias dos EUA e do Brasil na negociação. Segundo dados de pesquisas realizadas por diversas entidades do setor industrial, entre elas a FIESP e a CNI, a perda em nossa balança comercial poderá atingir até US$ 1 bilhão/ano, com grande probabilidade de uma nova divisão internacional do trabalho, com tendência à especialização.

Quanto aos riscos à soberania nacional, Paulino ressaltou que é da natureza desse tipo de acordo a cessão de autonomia política e que as empresas nacionais não poderão mais ser protegidas.