ESCOLHA A FOTO

ALCA E EDUCAÇÃO

Os reflexos da criação da Alca - Área de Livre Comércio das Américas - sobre o setor de serviços, foi o enfoque dado pelo prof. dr. Luís Antonio Paulino em sua palestra "Alca e as repercussões sobre a educação", destinada aos alunos do curso de Pedagogia. A presidência da mesa coube ao diretor das FICS, prof. Eduardo Césere Basaglia. Os trabalhos foram dirigidos pela coordenadora do curso de Pedagogia, profª Maria Nazaret Ribeiro Leite.

O professor de macroeconomia do curso de Ciências Econômicas das Faculdades Integradas "Campos Salles" e pesquisador da Fundação SEADE iniciou sua explanação com um breve histórico sobre as negociações em torno da criação do bloco, cuja implementação está prevista para 1º de janeiro de 2006; posteriormente, apresentou uma síntese das estratégias dos EUA e do Brasil na negociação e as conseqüências para a economia brasileira.

Quanto à educação, Paulino destacou que o acordo, a princípio, prevê liberdade para a instalação de prestadores de serviços educacionais de origem estrangeira em nosso país, gerando preocupação, uma vez que a educação não é uma mercadoria, sendo essencial, portanto,  preservar a identidade nacional neste campo.