ESCOLHA A FOTO

POR QUE O DÓLAR SOBE?

Com a finalidade de analisar as causas da elevação da cotação do dólar nos últimos meses,  o Núcleo de Pesquisa Econômica Aplicada das Faculdades Integradas "Campos Salles" promoveu debate com os professores Sérgio Antonio dos Santos, do curso de Ciências Econômicas, e Lívio Lavagetti, de Ciências Contábeis, do qual participaram alunos de Economia, Comércio Exterior, Administração e Ensino Médio do Colégio.

Inicialmente, o prof. Sérgio, mestre em Ciências Econômicas,  fez uma explanação teórica sobre os regimes cambiais fixo (unilateral, currency board, arranjo cooperativo) e flutuante, observando que, atualmente, nenhum país adota de forma única nem o regime fixo puro nem o regime flexível limpo, mas sim adaptações a um dos modelos. Em seguida, o prof. Lívio Lavagetti, doutorando em História Econômica, apresentou um histórico dos padrões monetários.

Respondendo às questões dos alunos, os debatedores reiteraram que a componente financeira é a principal explicação para a variação cambial, sendo a pressão do vencimento dos títulos atrelados ao dólar e o balanço de pagamentos negativo, os fatores preponderantes na elevação da cotação da moeda norte-americana. Salientaram  o vultoso crescimento da dívida pública, que vai exigir um intenso esforço fiscal. Contudo, acrescentaram que o processo não pode ser brusco, já que estamos excessivamente expostos.

Quanto ao futuro governo, afirmaram que o importante é a escolha de bons técnicos, que possam promover as alterações necessárias,  para estabelecer controles cambiais sem ferir os interesses dos investidores.