REFORMA TRIBUTÁRIA

Alunos dos cursos de Ciências Econômicas e Contábeis receberam o assessor do Ministério da Fazenda e prof. licenciado das Faculdades "Campos Salles", Luis Antonio Paulino,  para falar sobre Reforma Tributária. Ele apresentou os antecedentes históricos, os aspectos mais importantes da situação atual e as principais alterações impostas pela reforma.

Paulino destacou que na última década a carga tributária tem aumentado cerca de 1% ao ano e que os objetivos da reforma são tornar o sistema tributário mais justo, além de combater o desequilíbrio regional e estabelecer medidas favoráveis ao emprego, produção, investimentos e exportações.

Durante o debate esclareceu que as medidas mais polêmicas terão um prazo de transição de aproximadamente 11 anos,  uma vez que "em se tratando de arrecadação tributária não é possível fazer mudanças bruscas". Segundo Paulino as reformas têm que acontecer marginalmente para não acarretarem caos financeiro e jurídico e só podem avançar dentro das circunstâncias atuais.