AULA MAGNA ABORDA CARREIRAS JURÍDICAS

Os alunos do curso de Direito  tiveram a oportunidade de conhecer detalhes sobre as diversas carreiras possíveis ao bacharel da área, na aula magna de 2006 intitulada “Carreiras jurídicas: requisitos, âmbito de atuação e atribuições”. Participaram do evento a coordenadora do curso, professora Silmara Juny de Abreu Chinelato -  doutora e livre-docente pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, advogada e  ex-Procuradora do Estado de São Paulo; Marco Antonio Zanellato -  Procurador de Justiça, Membro do Conselho do Ministério Público Estadual, Mestre em Direito pela FADUSP; Henrique Herkenhoff -  Procurador da República, Mestrando pela FADUSP  - e Maria Cristina de Almeida Bacarim -  Juíza Estadual de Direito, Mestranda pela FADUSP.

Os palestrantes mostraram  o amplo leque de possibilidades profissionais, devido ao grande número de concursos públicos, que, no entanto, apresentam um alto grau de dificuldade, exigindo preparo contínuo. Todos salientaram a necessidade de dominar a língua portuguesa, ter bom desempenho verbal – já que uma das fases dos concursos se consiste de prova oral – e manter postura adequada às funções almejadas. Os salários líquidos iniciais variam de 6.500 reais -   Promotor ou Juiz  estadual – até 14 mil  -  Procurador da República  - sendo que os cargos públicos exigem dedicação exclusiva, sendo permitida, apenas, a conciliação com o magistério.

A coordenadora do curso destacou a advocacia privada – outra possibilidade profissional – que hoje tem um novo perfil, com o advento dos grandes escritórios. Esta área exige grande preparo, pois o advogado privado do novo milênio carateriza-se pela capacidade de conciliação.

A mensagem final dos palestrantes foi para que os alunos se dediquem aos estudos com determinação, mas sem chegar à exaustão,  e jamais  desanimem caso sejam reprovados no primeiro concurso.