NEGOCIAÇÃO, ARBITRAGEM E ÉTICA

A aula de encerramento dos cursos modulares de Negociação e Mediação (3º ano), e de Ética Geral e Profissional (2º ano), do Curso de Direito das FICS foi ministrada pelo ex-presidente da OAB – Seccional Lapa e atual presidente da Comissão Eleitoral da OAB do Estado de São Paulo, João de Sá Teixeira Neves, e por Alberto Alonso Muñoz, advogado e mestre, doutor e pós-doutor em filosofia pela USP.

João de Sá falou sobre a arbitragem no Brasil como meio de solução alternativa de conflitos, cuja aceitação vem aumentando nos últimos anos pelas vantagens que oferece em termos de sigilo, informalidade e rapidez. O palestrante destacou a importância da arbitragem em Varas Cíveis sobrecarregadas, como as do Foro Regional da Lapa, por exemplo, com média de 17 mil processos cada.

Num segundo momento, Munõz abordou as principais correntes éticas (ética eudaimônica, ética deontológica e ética utilitarista)  e suas respostas aos maiores dilemas humanos  - pena de morte, legalização do aborto e liberação do uso de drogas.