IVES GANDRA MINISTRA AULA MAGNA  

O advogado tributarista Ives Gandra da Silva Martins ministrou a Aula Magna aos alunos dos cursos das Faculdades Integradas “Campos Salles”.  O tema abordado foi o PAC – Plano de Aceleração do Crescimento e seus reais impactos na economia.

O evento realizado no auditório das Faculdades foi presidido pelo diretor geral da Instituição, professor Eduardo Césere Baságlia, contando com a participação de dirigentes de entidades da região e professores dos cursos das FICS.

Inicialmente, o jurista analisou os fatores históricos que geraram um ”boon” na economia mundial a partir de 2002, mostrando, entretanto, que para os países emergentes os problemas continuaram os mesmos. O Brasil, segundo ele, também apresentou crescimento, mas o país cresceu com o efeito maré e, considerando-se que nosso barco é mais pesado, acabamos perdendo competitividade.

Para Ives Gandra,  as limitações impostas pelo presidente Lula, engessando a equipe econômica, não permitiram que o Plano mexesse na previdência e nem na máquina pública. “Dessa forma – disse - com uma máquina esclerosada e uma insegurança jurídica monumental não há economia de mercado, dificultando a obtenção das parcerias públicas e privadas necessárias para o êxito do Plano”.

O palestrante alertou para a importância da tomada de uma consciência ecológica, o que poderia gerar um crescimento natural a partir de novas vertentes de investimento, como o etanol, por exemplo.

O PAC, segundo Ives Gandra, pode ser um caminho para a solução, embora necessite de ajustes, mas a sociedade civil não pode se calar. Por essa razão o jurista conclama o povo a reagir aos desmandos, dirigindo-se ao governo, aos órgãos de comunicação, escrevendo cartas e protestando sempre que sentir necessidade.