CONVERGÊNCIA DAS NORMAS CONTÁBEIS

O vice-coordenador técnico do CPC – Comitê de Pronunciamentos Contábeis –  criado em 2005 para promover a convergência da contabilidade brasileira aos padrões internacionais - Prof. Eliseu Martins -  falou aos alunos do curso de Ciências Contábeis sobre as normas que prevalecem hoje no mercado, destacando os movimentos europeu e americano.

Destacando a criação do FASB, nos Estados Unidos, e do IASB, na Inglaterra, analisou os princípios adotados pelos dois organismos. O palestrante explicou que no Brasil, por exemplo, o balanço individual é feito com a utilização de regras próprias do país, enquanto o balanço consolidado é feito por intermédio das normas do IASB. “Criamos no Brasil uma parafernália de normas. Temos que tomar decisões” – disse o palestrante.

O coordenador do CPC salientou que hoje é cômodo para o contador brasileiro cumprir a regra, mas o profissional do futuro deverá assumir mais responsabilidades. “Cada vez mais o contabilista será exigido pela sua capacidade de fazer balanço em relação com a realidade econômica e não pelo seguimento de regrinhas. Somente os profissionais de elite se sustentarão” – completou.