Eventos

 

UNIVERSIDADE DEVE ENCARAR OS DESAFIOS NA
FORMAÇÃO DE EMPREENDEDORES

O professor, escritor e executivo de empresas Ronald Jean Degen apresentou aos alunos dos cursos Tecnológicos os principais desafios das universidades no ensino e formação de empreendedores.

Na palestra ministrada no auditório “Augusto Guzzo”,  Degen destacou ideias de vários estudiosos do tema, como David MacClellan, para quem o empreendedor é aquele que não se intimida e desafia o estabelecido. A dedicação profunda, a ousadia, a disposição de assumir riscos foram apontadas pelo palestrante como características fundamentais para se tornar um empreendedor. “Não se pode desejar começar de cima, pois é preciso sujar as mãos, não ter medo de comprometer a imagem social” – completou.

Para Degen, o momento ideal para ser empreendedor é exatamente aquele em que o indivíduo anda não assumiu grandes obrigações financeiras e familiares e, portanto, não teme o risco. É preciso, contudo, entender os negócios que vão ao encontro de seus interesses, ter paixão pelo que deseja construir.

O papel da universidade, segundo Degen, é ser agente socializante, buscando oportunidades estruturadas para o empreendedorismo sustentável e promovendo a interação entre os que têm diferentes habilidades, uma vez que todos os negócios de sucesso são sociedades.

Ronald Jean Degen é autor do livro O empreendedor, editado pela Prentice Hall-Brasil.