Eventos

 

WALTER BARELLI ABORDA CRISE E MERCADO DE TRABALHO

O economista Walter Barelli, Ministro do Trabalho do governo Itamar Franco, proferiu palestra nas Faculdades “Campos Salles” abordando o Mercado de Trabalho no Brasil e a Crise Internacional. O evento foi promovido pelo curso de Ciências Econômicas, sob coordenação da Profa. Ms. Ana Maria Belavenuto e Freitas.

Resgatando a origem da crise deflagrada em 15 de setembro do ano passado com o pedido de concordata do banco de investimentos Lehman Brothers, à época o quarto maior dos Estados Unidos no setor,  Barelli analisou a repercussão da crise no mercado brasileiro, que, em pânico,  reagiu sob forte emoção, tomando medidas drásticas que levaram a um grande desemprego.

Como estudioso do mercado de trabalho, o ex- Secretário Estadual do Emprego e Relações do Trabalho dos governos Covas e Alckimin,  apresentou dados do Caged -  Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho  - que demonstram que houve uma recuperação no número de empregos. No entanto, citando o ex-deputado Roberto Campos, que comparava a estatística ao biquíni, pois revela o interessante, mas oculta o essencial,  Barelli afirmou que esses dados não traduzem o drama do mercado de trabalho. Somente em São Paulo, no mês de julho,  mais de 1 milhão e meio de pessoas perderam o emprego e não há perspectivas a curto prazo, pois os investimentos continuam em queda e, uma das equações mais conhecidas da economia é justamente esta: emprego é função do investimento.

Barelli criticou ainda as imperfeições do mercado de trabalho como a questão de gênero e o trabalho escravo: “Indecente empregar criança, ter trabalho forçado, não ter segurança. Indecente é a mulher ganhar menos do que o homem na mesma função” – completou.

O ex-Deputado Federal e ex-Diretor do DIEESE  defendeu os chamados empregos verdes, destacando que o desenvolvimento sustentável e a responsabilidade social são os grandes temas do momento e o serão nas próximas décadas. Barelli manifestou sua fé nos jovens como os agentes de transformação da sociedade, finalizando: “A geração Y, nascida depois de 1990 é muito melhor que a minha. Quem vai mudar tudo isso são vocês. Por esta razão a Campos Salles abriu espaço para esta palestra, para que vocês se conscientizem sobre o tema emprego e processem as mudanças. Cabe a vocês não serem pessimistas, pois há muito o que consertar”.


Fotos de Tiago de Carli