Eventos

 

PALESTRA ALERTA SOBRE AS IMPLICAÇÕES DO CONSUMO DE CARNE

Nina Rosa Jacob, presidente do Instituto que leva seu nome,  organização independente, sem fins lucrativos, que desde 2000 promove a conscientização sobre a defesa animal, falou aos alunos dos cursos de Administração, Comércio Exterior, Economia,  Tecnológicos e a ex-alunos das FICS sobre sustentabilidade, ecossistema, biodiversidade e impacto ambiental do consumo de carne.

Inicialmente foi projetado o documentário A carne é fraca que apresenta depoimentos   de médicos, jornalistas, nutricionistas, psicólogos, ambientalistas e advogados acerca da exploração animal para consumo, dos efeitos e reflexão sobre as causas destas ações no ser humano e na natureza. Com riqueza de detalhes o filme mostra os impactos que o ato de comer carne representa para a saúde humana, para os animais e para o meio-ambiente. O abandono de animais, a geração de carne de vitela, o desporto sangrento como a farra do boi, rinhas, rodeios, o tráfico e testes com animais para elaboração de produtos de limpeza, cosméticos e drogas.

Para se ter ideia de alguns números, na Amazônia, por exemplo, há 35 milhões de cabeças de gado e 22 milhões de pessoas. Esta é a principal causa do desmatamento no Brasil – grandes áreas são dizimadas para que a indústria pecuária possa proferir seus efeitos.  O desmatamento na Amazônia responde pela emissão de 200 milhões de toneladas anuais de dióxido de carbono, ou 2/3 da emissão de gases responsáveis pelo efeito estufa.

Outro dado alarmante: 90% dos rios de Santa Catarina estão poluídos, comprometidos basicamente pela indústria pecuária.  De fato, é mais barato para o mercado mundial produzir carne em países como o Brasil, afinal o impacto ambiental fica no país produtor e não no país consumidor.  Segundo a Unesco, para se produzir 1 kg de carne de boi são consumidos 15.000 litros de água limpa.

Ficou claro que as decisões simples do dia a dia dentro de um supermercado, geram efeitos enormes, à medida que a posição do consumidor, como elemento único responsável, movimenta toda a cadeia produtiva. 

O coordenador dos cursos de Administração e Comércio Exterior, Prof. Ms. Lino Sidney Gaviolli ressaltou a dedicação da ONG como manifestação de amor pelos animais, suas importantes ações quanto ao tema, preocupação com o meio ambiente e a preservação da vida.