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PALESTRA ABORDA DEFICIÊNCIAS DO
SISTEMA METRO-FERROVIÁRIO BRASILEIRO

O engenheiro Peter Andreas Gölitz,  gestor de projetos e consultor da Siemens Brasil na área de transportes,  expôs aos alunos dos cursos de Administração, Comércio Exterior e Ciências Contábeis as principais deficiências existentes no sistema metro-ferroviário brasileiro.

O especialista  apresentou uma análise histórica da implantação e desenvolvimento do sistema ferroviário no Brasil, demonstrando o déficit existente. Hoje, a malha ferroviária brasileira é, por exemplo, 1,3 menor do que a da Alemanha, que ocupa um território equivalente ao estado de São Paulo. A matriz de transporte do Brasil é 21 % ferroviária, ao passo que a dos Estados Unidos é de 41% e da Europa, 40%.

Diante da hipertrofia ferroviária, a retomada dos investimentos no setor no governo Fernando Henrique Cardoso acabou criando um problema, seja, a existência de dois sistemas ferroviários distintos num só país: um de carga e um de transporte de passageiros. Hoje, o governo tende a dar continuidade aos investimentos por intermédio do PAC.

O palestrante concluiu que, embora haja projetos com potencial, falta gerenciamento. No entanto, a ferrovia precisa de investimentos e de profissionais de várias áreas. Não há formação específica para trabalhar com este tipo de projeto, daí, ser uma oportunidade desafiadora.