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ADMINISTRAÇÃO E COMÉRCIO EXTERIOR

II Encontro de Iniciação e Produção Científica FICS  2011

 

O estímulo das Faculdades Integradas “Campos Salles” quanto à iniciação da pesquisa científica se faz presente em diversos aspectos. Um deles foi mostrado na integração de ex-alunos com atuais educandos no II Encontro de Iniciação e Produção Científica FICS, promovido pelos cursos de Administração e Comércio Exterior ocorrido no sábado, 2 de abril.

Dentre os tantos trabalhos apresentados para as bancas examinadoras em 2010, todos de alta qualidade, alguns grupos foram convidados para reapresentar o tema aos atuais alunos.

·        Investimento em redes de fast food em shoppings centers da zona oeste da cidade de São Paulo

»  Grupo: Danielle Aparecida Araújo, Felipe Antiquera Lucarine, Mauro Cesar Viana e Nelson José M. de Castro.

»  Orientadora: Profa. Ana Maria Jansen Matias.

Foram apresentadas as razões para escolha do tema, o problema de pesquisa em forma de pergunta, as hipóteses, a revisão bibliográfica, a metodologia aplicada ao trabalho e a forma da coleta de dados práticos durante a pesquisa de campo.

O empreendedorismo permeou o trabalho. A necessidade de seguir rigorosamente o plano de negócio e os riscos envolvidos foram pontos de destaque no trabalho, registrados a partir dos contatos com as empresas selecionadas para a pesquisa.

·        Economia informal: uma alternativa para o trabalho

»  Grupo: Fábio Yuji Yamahaki, Johnny Yoshio Sueta, Leandro H. Matsuyama e Viviani Babieri Sanches.

»    Orientador: Prof. Ms. Maurício Felippe Manzalli

Da mesma forma, o grupo mostrou a problemática, o objetivo da pesquisa, hipóteses, justificativa do tema, revisão bibliográfica, a metodologia aplicada ao projeto, mostrando que a junção de diferenças é altamente benéfica para o trabalho. Foram mostrados aspectos sobre a economia informal de maneira bastante didática e detalhada, com base em diversos autores renomados. A pesquisa de campo envolveu, inclusive, vendedores ambulantes.

Os resultados apontaram que 52% dos camelôs têm pelo menos o segundo grau completo (ou terceiro grau incompleto) e destacaram que 92% estão satisfeitos com a escolha: ser um vendedor ambulante.

·        O planejamento estratégico da tripla restrição

»  Grupo: Camila Thais da Silva, Gisele Lima Andrade, Keila Ribeiro N. da Silva e Lilia Clavigio Kawabata.

»  Orientador: Prof. Norberto Antonio Gomes

Escopo, prazo e custo foram as três restrições estudadas pelo grupo aplicadas a projetos. A pesquisa revelou a inter-relação entre tais restrições e que a interferência em uma delas influencia as demais, gerando resultados substanciais ao projeto.

O questionário desenvolvido foi aplicado a gerentes em projetos desenvolvidos na Honda e Volkswagen, buscando a percepção das restrições nos projetos. Além do estudo detalhado ocorreram também entrevistas com project managers, mostrando a importância de habilidades técnicas e pessoais e as consequências nos resultados dos projetos.  Perceberam que a observação detalhada da tripla restrição pode  transformar ameaças nos projetos em oportunidades de resultados.

·        Debate final

Os grupos mostraram o volume de trabalho necessário para pesquisas bibliográficas: leitura de muitos livros e revistas especializadas, além da busca em sites confiáveis. O ganho com a pesquisa de campo também é de envergadura, no entanto altamente recompensado, pois faz o elo entre a área acadêmica e o mercado; “há trabalho, mas o resultado é gratificante”, segundo Fábio Yamahaki.

Como elaboraram a introdução ao tema, sua contextualização, a relevância do estudo e como definiram seus objetivos, como estruturar as apresentações, como foi o convívio entre os componentes do grupo, por quais dificuldades passaram, quais as soluções e contornos nas situações. Estas e outras questões foram amplamente debatidas ao término da apresentação de cada grupo e, ao final, quando todos os grupos estiveram reunidos,  os alunos ainda debateram a importância da revisão bibliográfica, como foi a pesquisa de campo, como trabalhar com os dados conseguidos nas empresas e chegar aos resultados pretendidos.

O comprometimento dos participantes do grupo foi fundamental para o sucesso do trabalho. Segundo Gisele Andrade “foram encontros sistemáticos na faculdade em quase todos os sábados”, especialmente para discutir as visitas realizadas nas empresas – “isto é um fator crítico de sucesso”.

Percebeu-se que o projeto de pesquisa é o primeiro passo do desenvolvimento do trabalho, e que será aprofundado durante o processo ao longo do ano, até a apreciação do trabalho pela banca examinadora.

Agradecimento aos professores orientadores e aos que participaram das bancas examinadoras, em particular, Prof. Datrino, Prof. Gilmar, Prof. M. Laruccia, Prof. M. Manzali, Prof. Norberto e Profa. Ana Jansen, muito citados pelos grupos.

Especial agradecimento aos ex-alunos Danielle A. Araújo, Nelson J. M. de Castro, Fábio Yuji Yamahaki, Camila T. da Silva, Gisele L. Andrade e Keila Ribeiro N. da Silva pelas excelentes apresentações e por demonstrar sua percepção de maneira clara e espontânea sobre o trabalho de curso aos atuais alunos.  Esta integração entre ex-alunos e atuais alunos é altamente profícua!  A exemplo de outros nomes não citados, estes atuais colegas agora levam ao mercado de trabalho o aprendizado conquistado no processo, que uniu bases conceituais acadêmicas e a aplicação prática em empresas, aspecto tão solicitado no mercado de trabalho.