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A NARRATIVA ORAL COMO RECURSO PEDAGÓGICO:
A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS

A Contadora de Histórias Cláudia Henriques Gomes mostrou a importância da narrativa oral para os estudantes e professores de Pedagogia e Psicopedagogia por intermédio de uma vivência/história: O duende da ponte.

A apresentação foi a primeira atividade desenvolvida no sentido de trabalhar a metodologia da contação de histórias que está sendo estudada no curso de expansão Histórias pra quem têm histórias, oferecido pela “Campos Salles” aos sábados. O curso foi estruturado a partir de 4 eixos espiralados:  uma parte teórica, dinâmicas, confecção de um boneco–personagem e uma oficina para ouvir e contar histórias.

O objetivo é sensibilizar educadores e público em geral para a arte de contar histórias enquanto recurso pedagógico que visa à socialização, a concentração, o fortalecimento de estruturas internas, a ampliação de repertório linguístico, o contato com diferentes culturas, o desenvolvimento da imaginação.

Como dizia Cecília Meireles: “O gosto de contar é idêntico ao de escrever – e os primeiros narradores são os antepassados anônimos de todos os escritores. O gosto de ouvir é como o de ler. Assim, as bibliotecas, antes de serem estas infinitas estantes, com as vozes presas,  dentro dos livros, foram vivas e humanas, rumorosas, com gestos, canções, danças entremeadas às narrativas.”