Eventos

 

SEMINÁRIO INTERNACIONAL DISCUTE EDUCAÇÃO À LUZ DO PENSAMENTO DE JOSEF PIEPER

A sessão principal do XII Seminário Internacional Filosofia e Educação aconteceu no sábado, 17 de setembro, no Auditório Augusto Guzzo das Faculdades Integradas "Campos Salles”. O tema desta edição foi O que é Universidade?, em comemoração aos 60 anos do livro Was heisst Akademisch?, um marco na compreensão do conceito de Universidade,  do filósofo Josef Pieper.

Em 17 mini conferências, palestrantes de várias universidades brasileiras e o catedrático da Universidade do Porto, Paulo Ferreira da Cunha, discutiram aspectos diferenciados da extensa obra de Pieper, filósofo alemão católico, que viveu entre 1904 e 1997. Alguns dos temas abordados à luz do pensamento do autor: o conceito de filosofar, a essência da Universidade, espaços inclusivos, a formação de docentes, o estágio supervisionado, a educação oriental, a  pedagogia das artes liberais, a palavra e a imagem na cultura árabe, entre outros.

Dentre os conferencistas nacionais, seis são professores das Faculdades “Campos Salles”: Jean Lauand,  Luci Ana Santos da Cunha, Marcio Fernandes da Silva,  Tânia Regina Baptista, Chie Hirose e Maria de Fátima Barbosa Abdalla.

Cerca de 200 participantes assistiram às palestras durante o primeiro dia de Seminário com continuidade nas aulas do curso de Pedagogia das FICS dos dias 19 e 20.

O evento foi realizado em parceira entre as Faculdades Integradas "Campos Salles", CEMOrOc - Centro de Estudos Medievais da Faculdade de Educação da USP -  e Instituto Jurídico Interdisciplinar da Faculdade de Direito da Universidade do Porto. A organização ficou a cargo dos professores doutores Jean Lauand (USP/Campos Salles), Paulo Ferreira da Cunha (Universidade do Porto) e  Roberto C. G. Castro (USP).

 

 

Fotos de Cecília Bastos do Jornal da USP