Eventos

 

PALESTRA PARA O CURSO DE PEDAGOGIA ABORDA A
RELAÇÃO ENTRE FILOSOFIA E UNIVERSIDADE

Dentre outras atividades, o  curso de Pedagogia foi agraciado com a presença do professor Jean Lauand que proferiu aula magna abordando a relação entre a Universidade e a visão filosófica sobre o ser do homem.

Lauand é professor titular aposentado da Faculdade de Educação da USP,  fundador e presidente do CEMOrOc - Centro de Estudos Medievais Oriente e Ocidente, investigador e pesquisador emérito do Instituto Jurídico Interdisciplinar da Universidade do Porto e membro da Real Academia Espanhola de Letras de Barcelona.

Como um dos grandes estudiosos da obra do filósofo alemão Josef Pieper, o palestrante mostrou  que o conceito de homem está intimamente ligado à filosofia e à universidade. Esta se coloca como um lugar de pensar, refletir e produzir ideias. O filosofar leva a questionamentos, indagações, instigações e faz com que o ser humano vá a cada momento refletindo sobre a universalização do conhecimento e a função da Universidade na sociedade atual. A ciência tem o papel de esclarecer o que era desconhecido através do contínuo progresso e, assim,  novos conhecimentos surgem. Em contrapartida a filosofia não irá descobrir uma nova realidade, mas  nos fará ver mais claramente o que já se sabia pelo senso comum.

Seguindo essa linha de pensamento Lauand alertou que caberá ao professor fazer com que o espaço da Universidade se preste à reflexão e, para que isto aconteça, o futuro educador deverá se capacitar a cada dia e dialogar sempre, buscando o equilíbrio entre a ciência e o filosofar.