Eventos

 

JORNADA PEDAGÓGICA ABORDA PRÁTICAS MULTICULTURAIS

 

Com o objetivo de contribuir para a formação dos alunos do curso de Pedagogia, as Faculdades Integradas Campos Salles promoveram uma semana de palestras, oficinas e apresentações culturais, a “Jornada Pedagógica: primeiro encontro de práticas multiculturais”.

Nesta semana de formação os alunos tiveram a oportunidade de contar com a participação de diversos e renomados especialistas e estudiosos que apresentaram temas, experiências e práticas na área da educação.

Uma das abordagens foi a Violência contra a criança e o adolescente, desenvolvida por Cecília Noemi Ferreira de Camargo. Psicóloga, psicanalista e docente do Departamento de Formação em Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae, Mestre em Teoria da Comunicação, representante da Rede dos Polos de Prevenção.

Sobre práticas multiculturais de educação, falaram o professor Luiz Marcos, da Comunidade Quilombo São Pedro,  do Vale do Ribeira-Eldorado, São Paulo,  que abordou a Educação nos Quilombos; Rosana Santos, graduada em Licenciatura em Educação do Campo na Área de Linguagens, falou sobre a Educação no Movimento dos Sem Terra.

A Educação Indígena foi tema de dois educadores indígenas: Poty Porá, graduada em Pedagogia e Orlando Garcia, graduado em História, mestre em Comunicação e Semiótica.

O professor Vitor Henrique Paro, titular da Faculdade de Educação da USP, que coordena o “Grupo de Estudos e Pesquisas em Administração Escolar” (Gepae),  abordou a Gestão escolar, democracia e qualidade do ensino.

A Educação alternativa em Paulo Freire e Freinet foi tema desenvolvido pelo professor Flavio Boleiz Junior,  doutor e mestre em Educação. Maria Aparecida Guedes Monção, mestre em Educação, falou aos alunos sobre Educação Infantil.

Durante a jornada também ocorreram apresentações artísticas diversas como música, dança, teatro e contação de histórias, envolvendo alunos, professores e funcionários. Foi uma semana rica de compartilhamento de saberes por intermédio de diferentes linguagens.