Eventos

 

“CAMPOS SALLES” RECEBE SALVA DE PRATA PELOS 20 ANOS
DOS ESTUDOS ABERTOS PARA A TERCEIRA IDADE

A Câmara Municipal de São Paulo deslocou sua sede para as Faculdades Integradas “Campos Salles” para realizar no dia 30 de maio, Sessão Solene em homenagem aos 20 anos de fundação dos Estudos Abertos para a Terceira Idade. Iniciativa do vereador Atílio Francisco, do PRB, a entrega da salva de prata aconteceu no Auditório das Faculdades, sendo registrado oficialmente nos anais da Câmara.

Após a abertura da sessão pelo vereador proponente, o mestre de cerimônias convidou a todos para assistirem a uma apresentação de fotos recordando momentos marcantes do curso.

Dando sequência à sessão, a palavra foi passada à representante dos alunos, Maria Andreis Bertolli, a Mariuccia, que emocionada relatou sua trajetória na Campos Salles desde a implantação do curso.

Em seguida falou a coordenadora dos Estudos Abertos, profa. Maria Cida Nóbile que  salientou ser uma honra muito grande suceder na coordenação dois grandes educadores: o prof. Henrique Gamba e a profa. Marlene Malavazzi. Destacou a profunda transformação verificada nos alunos, que muitas vezes chegam à escola com os rostos carregados e, dia a dia, vão se transfigurando. Lembrou um pouco do cotidiano dos alunos que, duas vezes por semana, enchem os corredores do Campos Salles do alegre burburinho estudantil, de gostosas gargalhadas e sorrisos ternos. Maria Cida afirmou que a honraria jamais seria concedida se não fosse a competência dos professores, a dedicação dos funcionários e, sobretudo, a garra dos alunos, oferecendo, aos últimos, a salva de prata.

Convidado a fazer uso da palavra, o diretor das Faculdades Integradas “Campos Salles”, prof. Eduardo Césere Basaglia, lembrou a trajetória da família Guzzo e a missão de educadores. Recordou a saudosa profa. Jacyra Guzzo do Carmo Curado, falecida em 2008, que há mais de 20 anos sugeriu que fosse desenvolvido um projeto pedagógico voltado para a terceira idade que, posteriormente, foi implementado pelo educador Henrique Gamba. Baságlia ressaltou a dedicação e perseverança do atual mantenedor, prof. Carlos Augusto do Carmo Curado, sempre atento às necessidades educacionais da região.

O prof. Henrique Gamba, falecido em 2002, foi representado pelo filho Luiz Henrique Gamba, que manifestou sua imensa satisfação por estar de volta à casa onde fez grande parte de seus estudos num momento tão privilegiado, que, segundo ele, deveria estar fazendo seu pai feliz onde estivesse.

O vereador proponente, Atílio Francisco, enalteceu a iniciativa da Campos Salles refletindo sobre a maturidade. Lembrou que muitos homens realizaram grandes coisas em idade avançada, citando personagens bíblicos como Abrãao e Moisés. Confessou-se um jovem de 60 anos que nunca deixou de sonhar, uma vez que o sonho, segundo ele, é o alimento da vida. Parabenizou os alunos pelo entusiasmo e, quebrando o protocolo, encerrou sua fala cantando.

A salva de prata foi recebida pelo presidente da Associação Educativa “Campos Salles”, prof. Carlos Augusto, que agradeceu a homenagem salientando a responsabilidade da Instituição de oferecer alternativas para inserção social de pessoas da terceira idade, cujo contingente aumenta a cada dia.

A sessão foi abrilhantada pelo Coral Sintonia Plena, regido pelo maestro Leandro Toledo, formado por alunos remanescentes do Coral da Terceira Idade Campos Salles. Com muita  animação o coro apresentou várias peças, encerrando com um pout pourri de Adoniram Barbosa que encantou o auditório que estava completamente lotado. Outro momento especial foi o jogral que reuniu alunos de todas as turmas na interpretação do texto A idade de ser feliz, de Mário Quintana.

Após a cerimônia foi servido um coquetel de confraternização a todos os presentes.