Eventos

 

TERCEIRA IDADE FAZ ESTUDO DO MEIO EM SANTOS

Alunos dos Estudos Abertos para a Terceira Idade participaram de um estudo do meio na cidade de Santos.

O roteiro foi iniciado com visita ao Museu do Café, no edifício da Bolsa do Café, inaugurado em 1922, cuja imponência arquitetônica chama a atenção dos que transitam nas proximidades do cais do Porto. Depois de conhecerem a história da cafeicultura paulista e saborear um café especial na cafeteria do Museu, visitaram o Complexo do Valongo, onde se encontram a famosa estação inicial da estrada de ferro Santos-Jundiaí, o Armazém nº 1 do Porto e o Convento Santo Antonio do Valongo, fundado em 1640, cuja capela anexa foi construída em 1689,   tem paredes em taipa de pilão e um dos poucos altares giratórios do país. Hoje a região do Valongo está passando por um processo de revitalização, uma vez que se acha bastante degradada. As perfurações da  Petrobrás na camada de pré-sal da Bacia de Campos já estão afetando as construções dos séculos XVII o que preocupa os moradores.

Para conhecer Santos muito além da orla, uma das mais belas do mundo, os alunos fizeram um passeio com o bonde turístico que permite uma visualização de vários pontos históricos, dos armazéns do Porto e das ruas centrais. Após almoço com cardápio típico, seguiram para o Aquário Municipal, na Ponta da Praia, onde conheceram cerca de 200 espécies de animais.

Fechando o roteiro, uma visita ao Monte Serrat, onde se chega por intermédio do bondinho que opera em sistema funicular, no qual uma composição serve de contra-peso para a outra. No topo do morro, a uma altitude de mais de 150 metros, os alunos puderam observar a cidade, conheceram as instalações do antigo cassino e a capela de Nossa Senhora do Monte Serrat, padroeira de Santos.