ÁREA DE EDUCAÇÃO
CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO "LATO SENSU"
Duração: um ano
Período noturno: terças e quintas-feiras das 19h às 22h20 / sábados: das 9 às 17 h
Formação de turmas – mínimo: 25 alunos
Documentos exigidos para a matrícula:
a)
1 foto 3x4
b)
xerox autenticados de:
CPF / Cédula de Identidade / Certidão de Nascimento ou, se for o
caso, de Casamento / Histórico Escolar da graduação / Diploma (ou
Certificado) da graduação.
Para ex-alunos "Campos Salles": xerox sem autenticação do
histórico e do diploma ou do Certificado.
ORIENTAÇÕES GERAIS:
Grupos organizados por escolas receberão descontos, assim como
ex-alunos, funcionários da PMSP e os que
pertencem a sindicatos conveniados com a FICS.
1. PSICOPEDAGOGIA
- 360
horas
Objetivo do Curso:
formar profissionais que pretendem aperfeiçoar-se nos processos e
distúrbios de aprendizagem, através de uma abordagem interdisciplinar,
para atuação clínica e institucional.
Público-alvo:
profissionais egressos das diversas Licenciaturas e concluintes do curso
de Pedagogia.
Matriz Curricular
Módulo |
Disciplina
|
Carga
Horária |
I. |
Fundamentos da Psicopedagogia |
30 |
Desenvolvimento Neuropsicológico |
30 |
Aspectos Psicopedagógicos da Aprendizagem da Matemática |
30 |
II. |
Desenvolvimento Cognitivo-Afetivo e Distúrbios da Aprendizagem |
30 |
Métodos e Técnicas de Pesquisa |
30 |
Diagnóstico Psicopedagógico |
30 |
III. |
Pesquisa em Educação e TC |
30 |
Aspectos Psicopedagógicos da Aprendizagem, da Leitura e da Escrita |
30 |
Atendimento Psicopedagógico Escolar e Clínico |
30 |
IV. |
Orientação e Acompanhamento Familiar |
30 |
Aspectos Psicopedagógicos do Processo de Socialização |
30 |
Didática do Ensino Superior |
30 |
2. DIREITO
EDUCACIONAL
- 360
horas
em parceria científica com o curso de Direito
Apresentação
do Curso:
Este curso foi
concebido para profissionais da área da educação a partir da crescente
necessidade de conhecimentos sobre o direito aplicado à educação, com
ênfase na apresentação dos fundamentos de direito a profissionais não
formados na área jurídica, o estudo da regulação do ensino brasileiro, a
gestão administrativa, soluções alternativas de conflitos e direito da
criança e do adolescente.
Público-Alvo:
profissionais atuantes em todos os níveis escolares na docência e gestão
escolar ou acadêmica.
Objetivos do
Curso:
proporcionar ao
aluno os conhecimentos relativos ao direito educacional, mediante
oferecimento dos fundamentos do direito voltados à educação e
aprofundamento das principais questões jurídicas relacionadas à vida
escolar.
Equipe Docente:
Doutores, mestres e especialistas nas áreas de direito e pedagogia.
Duração:
1 ano
(quatro módulos de 10 semanas)
Horário:
sextas-feiras, das 19h às 22h; sábados das 9h às 12h e das 14h às 17h.
Matriz Curricular
Módulo 1 –
Fundamentos Jurídicos do Direito Educacional no Brasil |
Disciplina |
Carga
Horária |
Métodos e
Técnicas de Pesquisa |
15h |
Introdução
ao Direito Público Brasileiro |
30h |
Direito do
Trabalho e Estatuto dos Servidores Públicos |
15h |
Fundamentos do Direito Educacional |
30h |
Total |
90h |
Módulo 2 –
Legislação Educacional Brasileira |
Disciplina |
Carga
Horária |
Direitos
municipal e estadual em matéria educacional |
9h |
Legislação
do Ensino Infantil e Classes Especiais |
30h |
Legislação
dos Ensinos Fundamental e Médio |
30h |
Legislação
do Ensino Superior |
21h |
Total |
90h |
Módulo 3 –
Interfaces do Direito Educacional |
Disciplina |
Carga
Horária |
Direito da
Criança e do Adolescente |
30h |
Direito do
Consumidor aplicado à Educação |
15h |
Soluções
de Conflitos na Escola |
30h |
Políticas
Públicas de Inclusão Escolar |
15h |
Total |
90h |
Módulo 4 –
Reflexões sobre o Direito Educacional |
Disciplina |
Carga
Horária |
Tópicos
Avançados em Direito Educacional |
30h |
Fundamentos sócio-políticos e princípios ético-filosóficos da
escola democrática em contextos globalizados |
30h |
Didática
do Ensino Superior |
30h |
Total |
90h |
3. EDUCAÇÃO
ESPECIAL
(ênfase em pessoas com deficit intelectual) - 360
horas
LDB 9394/96 – artigos 4º, 58, 59, 60 – Resolução CNE/CEB nº 2, de
11-9-2001:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm
http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CEB0201.pdf
Objetivo do Curso:
Formar profissionais que já trabalham ou desejam trabalhar em classes
regulares, aprofundando seus estudos para atender crianças com
necessidades especiais (déficit intelectual), ou em escolas e demais
instituições que ofereçam atendimento especializado a educandos nessas
condições.
Público Alvo:
docentes para trabalhar em classes regulares de escolas ou instituições
especializadas, para atender crianças com necessidades especiais (deficit
intelectual).
Matriz Curricular
Módulo |
Disciplina
|
Carga
Horária |
I. |
Políticas Públicas em Educação Especial |
30 |
Educação Infantil e Ensino Fundamental para PPNE |
30 |
Didática para Educação Especial |
30 |
II. |
Família, Comunidade e Trabalho |
30 |
Trabalho Pedagógico com Pessoas com deficiência intelectual |
30 |
Trabalho Pedagógico com Pessoas com Deficiência Auditiva e/ou
Surdos |
30 |
III. |
Trabalho Pedagógico com Pessoas com Deficiência Física/Motora |
30 |
Trabalho Pedagógico com pessoas com transtornos Emocionais Graves |
30 |
Acessibilidade |
30 |
IV. |
Avaliação, Diagnóstico e encaminhamento de Pessoas com
Necessidades Especiais |
30 |
Didática do Ensino Superior |
30 |
Pesquisa em Educação e TC |
30 |
4.
DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR - 360
horas
Objetivo do Curso:
Formar profissionais provenientes de diferentes campos de conhecimento
para o exercício da docência no ensino superior, tendo como fio condutor
a interação entre os princípios científicos e éticos, em consonância com
a práxis pedagógica e científica.
Público-alvo:
profissionais egressos das diversas Licenciaturas e concluintes do curso
de Pedagogia que desejem se preparar para serem professores no ensino
superior.
Matriz Curricular
Módulo |
Disciplina
|
Carga
Horária |
I. |
Educação Superior na Contemporaneidade |
30 |
Políticas Educacionais e Legislação do Ensino Superior |
30 |
Currículos e Programas no Ensino Superior |
30 |
II. |
Planejamento no Ensino Superior |
30 |
Registros e Pesquisa: a autoria |
30 |
Didática no Ensino Superior I |
30 |
III. |
Pesquisa Aplicada eTC |
30 |
Cultura Organizacional e Gestão Na Educação Superior |
30 |
Didática no Ensino Superior II |
30 |
IV. |
Trabalho Docente no Ensino Superior e sua multidimencionalidade |
30 |
Avaliação no Ensino Superior |
30 |
Projetos Pedagógicos e Institucionais em IES |
30 |
5. GestãO
EDUCACIONAL - 1.000 horas
De acordo com a Deliberação CEE nº 53/2005, que fixa normas para os
Cursos de especialização que se destinam à formação de profissionais da
Educação, prevista no artigo 64 da LDBEN
Público-alvo:
profissionais egressos das diversas Licenciaturas e concluintes do curso
de Pedagogia.
Matriz Curricular
Módulo |
Disciplina
|
Carga
Horária |
I. |
Formação Básica do Gestor Educacional |
|
Fundamentos sócio-políticos e princípios ético-filosóficos da
escola democrática em contextos globalizados |
80 |
Gestão de Sistemas: Políticas Públicas e Legislação Educacional |
80 |
Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação |
40 |
Estágio Supervisionado |
50 |
II. |
Gestão de Currículo e Avaliação Educacional |
|
Políticas Públicas na Educação Básica |
80 |
Criação, Implantação e Gestão de projetos Educacionais |
40 |
Coordenação e Supervisão do Projeto pedagógico |
40 |
Indicadores de Gestão Escolar e Avaliação Educacional |
40 |
Estágio Supervisionado |
50 |
III. |
Gestão de Recursos Humanos |
|
Psicologia Organizacional |
80 |
Ética e Cotidiano Escolar |
40 |
Formação Continuada nos Contextos Educacionais |
40 |
Gestão e Participação Comunitária |
40 |
Estágio Supervisionado |
50 |
IV. |
Organização e Gestão da Escola |
|
Planejamento e Organização Geral do Trabalho Escolar |
40 |
Recursos Financeiros e Infra-Estrutura |
40 |
Pesquisa em Gestão Educacional e Trabalho de Curso |
80 |
Didática do Ensino Superior |
40 |
Estágio Supervisionado |
50 |
|