PÓS-GRADUAÇÃO
  Cursos
  Calendário
  Inscrições
  Informações Acadêmicas
  Localização
  Fatos e links importantes
  FAQ
  Fale Conosco
 

Informações Acadêmicas

Disposições Gerais

Os cursos de pós-graduação lato sensu, oferecidos pelo Centro de pós-graduação, Pesquisa e Extensão das Faculdades Integradas Campos Salles, seguem as normas do Conselho Nacional de Educação (CNE) do Ministério da Educação (MEC), em conformidade com a resolução nº 1, de 8 de junho de 2007, bem como as normas do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC), de conforme a portaria MEC nº 328, de 1º de fevereiro de 2005.

Número de Vagas

As vagas são limitadas e a abertura de turmas  está sujeita ao número mínimo de 25 matrículas.

Processo Seletivo

A seleção dos candidatos a uma vaga em um dos cursos de Pós-graduação consiste na análise curricular e entrevista com o coordenador dos programas agendada previamente por telefone ou e-mail, de acordo com o cronograma  determinado pela coordenação e com a ordem de inscrição dos candidatos.

Processo de Matrícula

A matrícula dos alunos selecionados para os cursos de pós-graduação será realizada na secretaria do Pós. Nessa oportunidade o candidato, ou seu procurador legal, deverá apresentar:

·       1 foto 3x4 (atual);

Cópia autenticada:

·       CPF,

·       RG,

·       Certidão de nascimento ou casamento;

·       Comprovante de Residência;

·       Diploma e Histórico de graduação; **

·       Currículo profissional atualizado;

·       Comprovante de residência;

** Para ex-alunos "Campos Salles" cópia  simples (do histórico e do diploma ou do Certificado).

Frequência

A frequência mínima necessária para aprovação é de 75% (setenta e cinco por cento), sendo que todo e qualquer abono de faltas seguira o regimento interno da instituição e as normas pertinentes do MEC.

Processo de Avaliação da Aprendizagem

Em cada módulo de determinado curso o aluno terá sua aprendizagem, desempenho e freqüência avaliados, sendo que a nota mínima por disciplina, para aprovação, será 7,0 (sete) e a freqüência mínima de 75% como descrito no item anterior.

Ao término e respectiva aprovação em todos os módulos do curso, o pós-graduando deverá elaborar uma Monografia, cujo prazo máximo para sua entrega e defesa é de 180 (cento e oitenta) dias, mediante pagamento do valor referente a uma disciplina. Porém, o aluno que assim o desejar poderá, condicionado a aprovação em todas as disciplinas, apresentá-la simultaneamente ao término das mesmas.

Excepcionalmente e, mediante solicitação por escrito e análise e aprovação do coordenador, o aluno poderá prorrogar deste prazo.

A conclusão do curso está condicionada à aprovação da monografia.

Quanto à nota mínima para aprovação no trabalho monográfico será 7,0 (sete) como nas demais disciplinas do curso.

Aproveitamento de Disciplinas

Módulos de cursos oferecidos como extensão ou de outros cursos oferecidos pelo Centro de pós-graduação, Pesquisa e Extensão das Faculdades Integradas Campos Salles ou por instituições externas, que possuem o mesmo conteúdo programático e carga horária igual ou superior, poderão ser aproveitados para eliminar disciplinas em algum dos cursos por nós oferecidos. Porém, cada caso será analisado pelo coordenador, que poderá aceitar ou não  seu aproveitamento, sendo que em casos positivos as disciplinas aproveitadas não poderão ultrapassar o limite máximo de 25% do total dos módulos do cursos escolhido.

Certificação

Ao cumprirem todos os requisitos, inerentes ao curso, o pós-graduando receberá seu certificado de pós-graduação lato Sensu, em nível de especialização, o qual será acompanhado do respectivo histórico ‘escolar, sendo o mesmo emitido segundo a legislação vigente. Sendo que sua emissão tem como condição indispensável à elaboração e aprovação em banca de um trabalho monográfico.

Ainda com relação ao histórico, caso o pós-graduando curse outras disciplinas constante de outros cursos, por livre e espontânea escolha, as mesmas poderão ser acrescidas, mediante solicitação, histórico. Caso o aluno receberá apenas uma declaração para as disciplinas cursadas.

Como não serão permitidos trancamentos de matrícula nos cursos de pós-graduação lato sensu, aos alunos que por algum motivo abandonarem o curso, será emitida uma declaração de estudos, na qual serão relacionados os módulos cursados e os quais houve efetiva aprovação.